terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ministério volta a mudar data da reunião com os sindicatos

“Solicitação das associações sindicais”
Depois de o Ministério da Educação (ME) ter anunciado, por comunicado e no seu site oficial, que tinha convocado uma reunião com os sindicatos dos professores para amanhã, informou cerca de uma hora depois que o encontro, dedicado à avaliação de desempenho dos professores, se realizará afinal na quinta-feira. De acordo com esta nova nota, a remarcação foi feita por “solicitação das associações sindicais”.

O local e os motivos da reunião permanecem os mesmos. A desconvocação das greves regionais, inicialmente previstas para esta semana, permite que a reunião se realize mais cedo – e não no dia 15, como foi anunciado na semana passada - e que os sindicatos apresentem desde já “as suas propostas sobre o processo de avaliação de desempenho em curso”, justificou ao ME

O encontro irá acontecer nas instalações do Conselho Nacional de Educação, em Lisboa. Foi também aí que, em Abril, e depois de uma maratona negocial de dezenas de horas, a plataforma sindical e o ME chegaram a um entendimento sobre a simplificação do processo de avaliação para o ano lectivo anterior.

Depois de meses de conflito e ruptura, ambas as partes acordaram na semana passada voltar a sentar-se à mesa das negociações para falar de “tudo”, inclusivamente do Estatuto da Carreira Docente, o que tem sido uma das reivindicações sindicais.

A equipa ministerial já disse estar disposta a rever, ou até mesmo substituir, o modelo de avaliação por outro, mas apenas em 2009. Para este ano lectivo, diz não prescindir de aplicar as regras em vigor.

Já os sindicatos deixaram cair a exigência da suspensão do processo de avaliação para voltarem a negociar com a tutela. Mas querem que o actual modelo seja substituído por outro, garantindo ter uma alternativa para que a avaliação se faça, sem ser de forma meramente administrativa.

Sem comentários: