quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Secretário de Estado de acordo com alternativas a chumbos


Ontem às 15:03

O secretário de Estado da Educação concorda com a existência de alternativas aos chumbos de alunos até aos 12 anos, mas recusou o fim das repetições de ano. À TSF, Valter Lemos explicou que têm de existir «mecanismos de alternativa» para os que têm mais dificuldades.

O secretário de Estado da Educação concorda com a recomendação do Conselho Nacional da Educação no sentido de arranjar alternativas aos chumbos de alunos até aos 12 anos, mas recusou o fim das repetições de ano por decreto.
«Não está escrito nas estrelas que os miúdos têm de forçosamente não aprender e repetir. O que deve estar escrito é que devem aprender», explicou Valter Lemos.
À TSF, este governante frisou ainda que devem sim existir «mecanismos de alternativa e de apoio de recuperação para eventualmente para os que aprendem mais devagar e que têm mais dificuldades para permitir que consigam aprender».
Para este secretário de Estado, a premissa correcta é que os «alunos têm de atingir os objectivos», algo que o Governo acredita poder atingir com a sua estratégia para a Educação.
A sugestão do Conselho Nacional de Educação mereceu também o aval de Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).
«Tem de acontecer em Portugal o que acontece nos outros países da Europa. Os alunos têm de saber que têm de atingir mínimos. Temos de ter bolsas de professores nas escolas, importantes para acompanhar os alunos com dificuldades», considerou.
Albino Almeida acrescentou que, «um aluno que tem resultados negativos deve ter mais aulas, mais trabalho na escola, esta deve organizar-se para lhe dar mais trabalho, no sentido do aluno trabalhar mais com um determinado professor ou uma dada actividade».
«Quanto mais depressa começarmos a trabalhar nessa lógica junto dos alunos de todas as classes sociais, mais depressa o país alcançará um patamar diferente de formação e qualificação dos seus recursos», concluiu.

Sem comentários: