domingo, 8 de fevereiro de 2009

212 PCEs...

1. Os 212 PCEs que, ontem, estiveram em Coimbra mostraram não ter medo e convidaram os professores a agirem de acordo com a sua consciência, sem receio das intimidações e pressões. A porta-voz dos 212 falou aos jornalistas, no final do encontro que durou toda a tarde. E disse que o processo de avaliação não está a decorrer com normalidade. Antes, está a ser um factor de perturbação nas escolas. E pediu a suspensão do modelo de avaliação de desempenho. Por ser injusto, destruir o ambiente de trabalho nas escolas e não ser sério. O Público de hoje publica uma notícia sobre o encontro de Coimbra. Inexplicavelmente, o encontro de Coimbra teve pouco eco nos restantes jornais nacionais.
2. Os 212 PCEs comprometeram-se a organizar, brevemente, em Lisboa o 3º encontro. Cada PCE presente no encontro de ontem procurará levar mais dois ou três PCEs ao encontro de Lisboa. Em cima da mesa, a criação para breve de uma associação de PCEs/Directores.
3. Os 212 PCEs comprometeram-se a aceitar as fichas de auto-avaliação quer dos docentes que entregaram objectivos individuais quer dos que recusaram entregar.
4. Os 212 PCEs afirmaram que a ficha de auto-avaliação pode ser realizada tendo como base as metas e objectivos do projecto educativo e do plano anual de actividades.
5. No fundo, o que se prepara é a realização de um processo que não vai divergir muito do que era feito antes da publicação do decreto-lei 15/2007. A ficha de auto-avaliação reportada aos objectivos do PE e do PAA não passa de uma relatório crítico com os seguintes itens: cumprimento do serviço distribuído, assiduidade, formação contínua realizada e participação em projectos.
6. Os docentes que querem aproveitar a confusão para se candidatarem ao Excelente e ao Muito Bom vão ter uma grande desilusão. Está em preparação um movimento que, levado a bom termo, conduzirá a que todos os docentes tenham Bom. Atendendo à escassa seriedade do processo e ao pouco tempo sobre o qual incide esta ADD, dar Bom a todos é uma maneira de reduzir ao mínimo as injustiças. Não se esqueçam os candidatos ao MB e EXC que quem tem a última palavra na classificação final é a comissão de avaliação e não o avaliador.

http://www.profblog.org/2009/02/ainda-reuniao-dos-212-pces-vao-ter.html

Sem comentários: