domingo, 15 de fevereiro de 2009

O debate em torno das escolas de referência para alunos com NEE

Sobre a reportagem da TVI, "Grau de Separação", há algumas ilacções a tirar:
-o ME desconhece por completo a realidade das escolas, designadamene o referente à aplicação da legislação dos apoios especializados! O Secretário de Estado esteve à altura da política que defende e implementa, isto é, desconhece a realidade!

- As escolas continuam, na sua grande generalidade, sem recursos materiais e humanos para poderem implementar a inclusão, tal como é defendida! Basta observar o que se passa com as escolas de referência e com as unidades de apoio ao autismo!

- A filosofia da inclusão, que eu defendo, pressupõe formação para todos os docentes. Esta formação deve iniciar-se, preferencialmente, no processo da formação inicial, de base! Para quem já está no sistema, deve ser proporcionada, de preferência, na modalidade de oficina, que permita a partilha de experiências, a definição de projectos... tendo o(s) aluno(s) concretos como centro!

- Os docenes de Educação Especial continuam a fazer "milagres" com os parcos ou inexistentes recursos à sua disponibilidade!

Boa vontade não é suficiente para ultrapassar todos estes constrangimentos! Gostei da reportagem! Parabéns à Ana Leal!


http://www.profblog.org/2009/02/o-debate-em-torno-das-escolas-de.html

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