quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Os pais exigem, a DREN ordena e os professores cumprem? O caso das escolas de Paredes de Coura

Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura não tencionam realizar este ano o desfile de Carnaval. Razões: excesso de trabalho, motivado pela pressão burocrática da avaliação de desempenho, coordenação das AECs, escola a tempo inteiro, formação contínua aos sábados, aulas de substituição e burocracia pseudopedagógica imposta pelo ME. A burocracia pseudopedagógica exprime-se através de um sem número de planos e relatórios que têm como objectivo dificultar ou tornar impossível a reprovação dos alunos. Há professores que estão a trabalhar mais de 50 horas semanais. Os pais não aceitam o cancelamento do desfile de Carnaval. A DREN, em resposta às queixas dos pais, ordenou às escolas a organização do desfile. A autonomia pedagógica deu nisto: os pais pedem e as DREs ordenam. E os professores são obrigados a fazer aquilo que os pais exigem. Se os professores do resto do país não tomarem atitudes idênticas à dos colegas de Paredes de Coura, em breve submeter-se-ão a horários de trabalho de 60 horas semanais e ao cumprimento dos conteúdos funcionais dos auxiliares de educação.

http://www.profblog.org/2009/02/os-pais-exigem-dren-ordena-e-os.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Tão simples como o algodão: convoca-se todos os professores de Paredes de Coura, da escola em causa e de todas as escolas do Concelho, mais todos os professores de todas as escolas dos concelhos em volta mais todos os professores do país que queiram manifestar solidariedade com o Conselho Executivo daquela Escola.
Basta que digam o dia e a hora e o local de concentração para o início do desfile e o Ministério terá lá milhares de professores a desfilar, vindos de todo o país. Se se concordarem, divulguem esta iniciativa e vamos todos aproveitar para ir brincar ao Carnaval a Paredes de Coura.
Fica aqui a minha sugestão.

Joaquim Ferreira disse...

JÁ EM 1998 AFIRMAVA SISTEMATICAMENTE QUE A AUTONOMIA DAS ESCOLAS PRETENDIDA PELOS POLÍTICOS SERIA UMA AUTONOMIA DO TIPO: "DOU-VOS AUTONOMIA PARA FAZEREM O QUE VOS MANDO". Por isso escrevi que, em 2002, um artigo intitulado "Da Autonomia "Conquistada" à Autonomia "Enquistada"." em que chamava a atenção para o caminho que as escolas teriam de trilhar para conquistarem uma pseudo-autonomia porque nunca fora desejada pelo poder. Um mero trampolim para a politização da Escola Púublica, o insulto e desvalorização dos professores, um caminho para encontrar "jobs for the boys" num dos únicos redutos que permaneciam imunes à batalha política e à corrupção, pois os cargos nunca haviam sido cobiçados pelos "eleitos" ainda que sejam incompetentes. E disse, "com uma autonomia como esta, cada vez percebo mais por que motivo os Timorenses lutatram pela Independência". Para além do mais, custa obedecer e ser avaliado por pessoas que nem escrever sabem... O OFÍCIO DA DREN ESTÁ CHEIO DE ERROS DE SINTAXE... vejam a palavra em maiúsculas na seguinte excerto… “razão central PORQUE definiu as actividades de Carnaval” no primeiro parágrafo e espantem-se. Então não é separado? Deveria ter escrito POR QUE, bem separado pois este QUE é sem qualquer dúvida RELATIVO. “razão por que” pois pode muito bem ser substituído por “razão pela qual definiu as actividades de Carnaval”… CONCLUSÃO: ESTAMOS GOVERNADOS POR INCOMPETENTES QUE QUEREM DETERMINAR QUEM SÃO OS COMPETENTES… COMO? NINGUÉM PODE DAR O QUE NÃO TEM… De facto a Universidade Independente (e outras!) devem ter dado muito jeito a muito boa gente… “Os incompetentes proliferam pelos corredores do poder como cogumelos após as primeiras chuvas de outono”… Busquem "Está na Hora de dar o Grito do Ipiranga na Educação" ou este "Da Autonomia Conquistada à Autonomia Enquistada" ou ainda este "Do Sol Nascente Ao Horizontes do Este" em http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/search?q=timorenses&Submit=OK

Joaquim Ferreira disse...

JÁ EM 1998 AFIRMAVA SISTEMATICAMENTE QUE A AUTONOMIA DAS ESCOLAS PRETENDIDA PELOS POLÍTICOS SERIA UMA AUTONOMIA DO TIPO: "DOU-VOS AUTONOMIA PARA FAZEREM O QUE VOS MANDO". Por isso escrevi que, em 2002, um artigo intitulado "Da Autonomia "Conquistada" à Autonomia "Enquistada"." em que chamava a atenção para o caminho que as escolas teriam de trilhar para conquistarem uma pseudo-autonomia porque nunca fora desejada pelo poder. Um mero trampolim para a politização da Escola Púublica, o insulto e desvalorização dos professores, um caminho para encontrar "jobs for the boys" num dos únicos redutos que permaneciam imunes à batalha política e à corrupção, pois os cargos nunca haviam sido cobiçados pelos "eleitos" ainda que sejam incompetentes. E disse, "com uma autonomia como esta, cada vez percebo mais por que motivo os Timorenses lutatram pela Independência". Para além do mais, custa obedecer e ser avaliado por pessoas que nem escrever sabem... O OFÍCIO DA DREN ESTÁ CHEIO DE ERROS DE SINTAXE... vejam a palavra em maiúsculas na seguinte excerto… “razão central PORQUE definiu as actividades de Carnaval” no primeiro parágrafo e espantem-se. Então não é separado? Deveria ter escrito POR QUE, bem separado pois este QUE é sem qualquer dúvida RELATIVO. “razão por que” pois pode muito bem ser substituído por “razão pela qual definiu as actividades de Carnaval”… CONCLUSÃO: ESTAMOS GOVERNADOS POR INCOMPETENTES QUE QUEREM DETERMINAR QUEM SÃO OS COMPETENTES… COMO? NINGUÉM PODE DAR O QUE NÃO TEM… De facto a Universidade Independente (e outras!) devem ter dado muito jeito a muito boa gente… “Os incompetentes proliferam pelos corredores do poder como cogumelos após as primeiras chuvas de outono”… Busquem "Está na Hora de dar o Grito do Ipiranga na Educação" ou este "Da Autonomia Conquistada à Autonomia Enquistada" ou ainda este "Do Sol Nascente Ao Horizontes do Este" em http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/search?q=timorenses&Submit=OK"