domingo, 13 de abril de 2008

PM Mente ou está mal informado!

Com enorme indignação, mas sem ser já surpresa, o Sr Primeiro Ministro voltou ontem, 12/4/2008, a afirmar nos meios de comunicação social que "os professores vão avaliados pela primeira vez em 30 anos", ora tal e uma absoluta falsidade, assim o Sr P. M. ou mentiu ou estará mal informado!

Senão vejamos:

1) Em 15 de maio de 1998 José Sócrates era Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro (António Guterres)

ver link:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC13/Composicao/

2) Em 15 de Maio de 1998 foi publicado o Decreto Regulamentar nº 11 de 1998, que regulamenta (regulamentava) o processo de AVALIAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário

ver link: http://esmira.no-ip.info/moodle/file.php/139/Decreto-Lei-11-98_Avaliacao_do_Desempenho_.pdf

3) O decreto regulamentar nº 11/ 98 veio, por sua vez revogar o Decreto Regulamentar nº 14/ 1992, de 4 de Julho que já indicava "os princípios orientadores da avaliação de desempenho ..." conforme se pode ler a negrito no texto em baixo. PELO MENOS DESDE 4 de Julho de 1992 QUE OS DOCENTES SÃO AVALIADOS!!

DECRETO REGULAMENTAR 11/98, de 15/05

O Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril, definiu, de acordo com o disposto no artigo 36.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo -, os princípios orientadores da avaliação do desempenho, tendo o respectivo processo sido objecto do Decreto Regulamentar n.º 14/92, de 4 de Julho.

A recente revisão do Estatuto da Carreira Docente, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 1/98, de 2 de Janeiro, deu particular relevância à consagração de mecanismos de incentivo ao mérito e ao reforço da profissionalidade docente, designadamente no âmbito do processo de avaliação do desempenho dos educadores e dos professores.
...

4) Assim o actual modelo de Avaliação de Desempenho dos Docentes veio revogar o Decreto Regulamentar 11/ 98 - Avaliação de Desempenho dos Docentes -

O Decreto Regulamentar nº11/ 98 foi criado quando o actual Sr P.M. era Ministro-Adjunto do então P. M. António Guterres, se essa legislação de Avaliação de Desempenho dos Docentes não era boa então o actual P. M., que era governante na altura, é culpado por ser co-autor desta e não a ter feito melhor !!!

E assim se faz política...


5 comentários:

Anónimo disse...

Este disposto legald de 98 introduziu pequenas alterações, mas a avalição dos professores iniciou-se em 92, exigência de 25 horas de formação anula, relatório critico, inde se incluia, entre muitos outros aspectos, a assiduidade.
O SENHOR PRIMIEIRO MINISTRO È MENTIROSO, mas é também DESLEAL para com os seus pares: reparem que REVOGOU toda a ligislação que o governo GUTERRES de que fez parte, produziu para a educação. MATOU A PAIXÃO de Guterres e pelos vistos está A MATAR o seu próprio partido, pior, a democracia portuguesa

Anabela

Anónimo disse...

Concordo com a colega, e estou tb cansada de dizer que eu sou avaliada desde 92. Até parece que esta Ministra descobriu a avaliação docente. Ora, já eu era professora efectiva e ainda a Srª Ministra estava a tirar a sua licenciatura em sociologia, e segundo um professor da mesma, ela própria (ministra) refilava com o então Ministério da educação e de como este exigia trabalho dos professores, porque nessa altura a Sra. Ministra era então uma "professorazeca" primária. Enfim, como diz um velho ditado: "Não sirva s a quem serviu, nem peças a quem pediu!"

Anónimo disse...

Sócrates não está mal informado. É mesmo mentiroso. Não me espanta. Espantar-me-ia ouvi-lo dizer uma verdade, por pequena que fosse.
Esta coisa de apagar o passado lembra-me o "1984" do George Orwell. Toca a apagar a memória às pessoas. Torna-se mais fácil manipulá-las.

Anónimo disse...

Gente que fala como o sr. 1º ministro não merece crédito.
Ou desconhece (e não pode)
ou
não olha a meios (e é repugnante)

Anónimo disse...

PS não gosta de fessor
Gosta não...