domingo, 29 de junho de 2008

Matemática «devia ser um desígnio nacional»

Jorge Bernardino, o presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apelou hoje ao primeiro-ministro para que a Matemática seja considerada «um desígnio nacional», dado ser «um pilar básico do ensino».

«Apelo ao primeiro-ministro, antigo aluno do ISEC: a Matemática devia ser um desígnio nacional, porque é um pilar básico do ensino», defendeu Jorge Bernardino.

Jorge Bernardino intervinha na sessão de abertura do encontro nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que decorre até sábado no auditório do ISEC.

Em declarações à agência Lusa à margem do evento, o presidente do conselho directivo do ISEC preconizou que a Matemática «deve ser uma aposta desde o ensino pré-primário até ao superior».

«Temos que apostar na Matemática. Os indicadores colocam Portugal muito mal na avaliação que é feita da disciplina«, sublinhou, ao defender que, »se o governo apostasse no ensino desta disciplina, que desenvolve capacidades mentais necessárias na vida activa, melhorava as condições do país«.

Ao manifestar a sua concordância com o apelo expresso por Jorge Bernardino, o presidente da SPM, Nuno Crato, considerou que disciplinas como esta e o Português »devem ser acarinhadas« e defendeu a necessidade de se »traçarem objectivos exigentes«.

«Uma das coisas essenciais para o país é ter uma avaliação fiável do estado do ensino e isso só se consegue com exames que sejam comparáveis de ano para ano e isso não está a acontecer», adiantou Nuno Crato à agência Lusa, ao reiterar as críticas da SPM às provas nacionais de Matemática do 9º e do 12º anos.

Jorge Miguel Freitas, vencedor do Prémio José Anastácio da Cunha - que lhe foi entregue hoje durante o encontro - sustentou que, «pelo seu espectro de utilização em todos os campos da ciência, é fundamental ter uma Matemática sadia».

«Temos bons professores de Matemática, mas os programas não correspondem, têm piorado«, opinou o docente do Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em declarações à Lusa.

Os matemáticos George Szpiro (também jornalista), Marcelo Viana e Hung-Hsi Wu são três personalidades internacionais que participam nos trabalhos, em que figuram ainda, a título de convidados especiais, os investigadores portugueses Gabriela Gomes, Jorge Almeida, Ana Bela Cruzeiro e Margarida Mendes Lopes.

No encontro vai ser eleita a nova direcção da SPM, concorrendo uma lista única liderada por Nuno Crato, e realizam-se mini-cursos, seminários, debates e mesas-redondas sobre educação, investigação e divulgação da Matemática e o futuro da disciplina no país.

O livro »Como Resolver Problemas de Matemática«, de Terence Tao, vencedor da medalha Fields, »o maior prémio desta ciência«, vai ser lançado durante o evento.§

Além de Nuno Crato e de Jorge Bernardino, na sessão de abertura foram também oradores o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Torres Farinha, e Oliveira Alves, em representação do presidente da autarquia.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: