domingo, 11 de janeiro de 2009

10 razões que me levam a aplaudir a iniciativa dos 139 PCEs

1. Os professores travam a mais prolongada luta de sempre de um grupo profissional. Impediram, o ano passado, a aplicação do decreto regulamentar 2/2008, obrigaram o Governo a criar um Simplex e, mais recentemente, um Simplex2 e, até ao momento, o decreto regulamentar 1-A/2009 também está por aplicar na maior parte das escolas.
2. Fizeram, no espaço de um ano, as duas maiores manifestações (8 de Março e 8 de Novembro) de sempre realizadas por um grupo profissional.
3. No dia 3 de Dezembro, fecharam as escolas de todo o país
4. Ontem, 139 PCEs saíram do conforto das suas casas, optaram por perder o descanso do fim-de-semana e passaram 7 horas em reunião com o objectivo de concertar estratégias comuns que impeçam a aplicação do Simplex2.
5. Para alguns professores, as decisões saídas do encontro de ontem souberam a pouco. Não concordo com essa apreciação negativa. Explico porquê.
6. Os PCEs definiram um calendário de reuniões com o objectivo de manterem a luta e agregarem mais PCEs ao protesto. No dia 7 de Fevereiro, haverá nova reunião. Provavelmente, com mais adesões.
7. A hipótese da demissão colectiva não foi descartada. Poderá ser equacionada num futuro próximo.
8.139 PCEs são 10% dos PCEs do país. É um número significativo atendendo ao amadorismo da organização. O encontro foi promovido por um grupo de PCEs de 20 escolas da zona de Coimbra. A estratégia de divulgação foi amadora: emails e blogs.
9. O manifesto aprovado na reunião exige a suspensão da avaliação e insiste na confusão e instabilidade criadas pelo modelo burocrático. É dito que o modelo burocrático é impraticável e desvia as energias e os recursos das escolas daquilo que é essencial: o ensino.
10. Os mais críticos da falta de resultados da reunião de ontem são os que esperariam ver os outros a resolver um problema que é de todos. Cada um tem de fazer a sua parte. No dia 19 de Janeiro, cada professor terá oportunidade de fazer a sua. Aderindo à greve, sem desculpas e sem atirar para cima dos outros a responsabilidade de cada um.

Ramiro Marques
http://www.profblog.org/2009/01/10-razes-que-me-levam-aplaudir.html

Sem comentários: