quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

UE/Educação: Bruxelas duvida do cumprimento dos objectivos da Estratégia de Lisboa para 2010

Bruxelas, 28 Jan (Lusa) - Os objectivos em matéria de Educação para 2010 previstos na Estratégia de Lisboa provavelmente não serão alcançados, segundo um relatório da Comissão Europeia aprovado hoje em Bruxelas.

Segundo o documento, em 2007, nos países da União Europeia (UE) a taxa de abandono escolar precoce situava-se nos 14,8 por cento, quando o objectivo para 2010 é situar este valor na casa dos dez por cento. No mesmo ano, apenas 78,1 por cento da população entre os 20 e os 24 anos tinha frequentado o ensino secundário, enquanto a meta prevista é de 85 por cento.

A Comissão Europeia sublinha ainda que a percentagem de adultos em programas de aprendizagem ao longo da vida era em 2007 de 9,7 por cento, menos 2,8 por cento do que o objectivo para 2010.

Tendo em conta estes três indicadores, Bruxelas afirma que "os objectivos em matéria de Educação definidos na Estratégia de Lisboa provavelmente não serão alcançados".

A Comissão Europeia recomenda, no mesmo relatório, ao Governo português que continue os esforços para "melhorar, de uma forma sustentada", a eficiência global do sistema educativo e desenvolver um sistema de formação profissional adaptada às necessidades do mercado laboral, através da plena realização do quadro nacional de qualificações.

MLS/FPB.

Lusa/Fim

Sem comentários: