Bruxelas, 28 Jan (Lusa) - Os objectivos em matéria de Educação para 2010 previstos na Estratégia de Lisboa provavelmente não serão alcançados, segundo um relatório da Comissão Europeia aprovado hoje em Bruxelas.
Segundo o documento, em 2007, nos países da União Europeia (UE) a taxa de abandono escolar precoce situava-se nos 14,8 por cento, quando o objectivo para 2010 é situar este valor na casa dos dez por cento. No mesmo ano, apenas 78,1 por cento da população entre os 20 e os 24 anos tinha frequentado o ensino secundário, enquanto a meta prevista é de 85 por cento.
A Comissão Europeia sublinha ainda que a percentagem de adultos em programas de aprendizagem ao longo da vida era em 2007 de 9,7 por cento, menos 2,8 por cento do que o objectivo para 2010.
Tendo em conta estes três indicadores, Bruxelas afirma que "os objectivos em matéria de Educação definidos na Estratégia de Lisboa provavelmente não serão alcançados".
A Comissão Europeia recomenda, no mesmo relatório, ao Governo português que continue os esforços para "melhorar, de uma forma sustentada", a eficiência global do sistema educativo e desenvolver um sistema de formação profissional adaptada às necessidades do mercado laboral, através da plena realização do quadro nacional de qualificações.
MLS/FPB.
Lusa/Fim
Segundo o documento, em 2007, nos países da União Europeia (UE) a taxa de abandono escolar precoce situava-se nos 14,8 por cento, quando o objectivo para 2010 é situar este valor na casa dos dez por cento. No mesmo ano, apenas 78,1 por cento da população entre os 20 e os 24 anos tinha frequentado o ensino secundário, enquanto a meta prevista é de 85 por cento.
A Comissão Europeia sublinha ainda que a percentagem de adultos em programas de aprendizagem ao longo da vida era em 2007 de 9,7 por cento, menos 2,8 por cento do que o objectivo para 2010.
Tendo em conta estes três indicadores, Bruxelas afirma que "os objectivos em matéria de Educação definidos na Estratégia de Lisboa provavelmente não serão alcançados".
A Comissão Europeia recomenda, no mesmo relatório, ao Governo português que continue os esforços para "melhorar, de uma forma sustentada", a eficiência global do sistema educativo e desenvolver um sistema de formação profissional adaptada às necessidades do mercado laboral, através da plena realização do quadro nacional de qualificações.
MLS/FPB.
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