domingo, 11 de janeiro de 2009

Presidentes de escolas vão entregar à ministra manifesto sobre avaliação

Para ouvir aqui!

Os 139 presidentes de órgãos de gestão de escolas, que estiveram reunidos este sábado em Santarém, decidiram elaborar um manifesto, a entregar «pessoalmente» à ministra da Educação, contendo a sua posição sobre o modelo de avaliação dos professores.

Numa reunião em que chegou a ser ponderada a demissão em bloco de todos os presidentes de conselhos executivos presentes, estes acabaram por decidir deixar essa discussão para outra altura, nomeadamente para o caso de a resposta ao seu manifesto não os deixar mais tranquilos.

A presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, de Santarém, disse, no final da reunião, que os presentes decidiram «reforçar a posição do Conselho de Escolas, pedindo a suspensão do modelo de avaliação».

Maria João Igreja justificou este pedido com o facto de os presidentes de conselhos executivos considerarem que «não é possível» levar este modelo por diante, mesmo simplificado, «porque recaiu nos conselhos executivos todo o trabalho e responsabilidade de o aplicar e porque foi retirada a componente científico-pedagógica, que retira a essência da sua função».

Maria João Igreja disse não ser possível apontar ainda uma data para a entrega do manifesto, que terá de ser primeiro elaborado e ratificado por todos os presidentes de conselhos executivos presentes na reunião.

Entretanto, em declarações à TSF, a Presidente do Conselho Executivo da Escola Infanta Dona Maria, em Coimbra, a escola número um do ranking nacional das escolas públicas, disse que o actual modelo de avaliação faz essencialmente «toda a política da educação em cima da avaliação dos professores, desviando-se daquilo que é importante, os alunos».

«Este movimento de conselhos executivos deve continuar», defendeu Maria Rosário Gama, acrescentando que os presentes no encontro deste sábado vão voltar a reunir-se a 7 de Fevereiro.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1070122

Sem comentários: