quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sindicatos insatisfeitos com propostas do Governo

O Ministério da Educação está disponível para alterar o modelo da prova de ingresso na profissão de docente. O secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, deu hoje a conhecer as alterações propostas pelo Governo.
“É, de facto, um exame de escolha múltipla que pode ser completado por uma prova de natureza disciplinar. O que está em causa aqui é despistar as situações de professores que não têm, de facto, condições para exercer”.

Estas mudanças não satisfazem a FENPROF.
Esta estrutura sindical dos professores iniciou hoje uma nova ronda de negociações com vista à revisão do estatuto dos professores. Embora o tema não constasse da agenda, Mário Nogueira propôs ao ministério que, a título transitório, adoptasse o modelo de avaliação de desempenho que está a ser aplicado nos Açores.

Uma expectativa que não se confirma, já que Jorge Pedreira recusa a transposição, para o continente, do modelo açoriano.

Quanto à questão da reforma dos professores do Ensino Básico e dos Educadores de Infância, que os sindicatos pretendem que tenha lugar quando estes atinjam os 52 anos de idade e os 32 anos de serviço, o secretário de Estado voltou a argumentar que aguarda por uma resposta do Ministério das Finanças.

Sem comentários: