domingo, 24 de fevereiro de 2008

PASSA A PALAVRA E COMPARECE!

Cordão Humano, em Coimbra
Em defesa da dignidade de SER PROFESSOR

Dia 26 de Fevereiro de 2008, terça-feira, vamos realizar um CORDÃO HUMANO. A concentração terá lugar na Praça da República (21 horas).

De seguida, seguiremos até à DREC (delegação do ME em Coimbra). Uma caminhada que simbolizará “O protesto da unidade dos professores para mudar a Educação”, porque ASSIM NÃO SE PODE SER PROFESSOR.

Pedimos aos colegas que se vistam de preto ou assinalem o luto com peças de roupa preta!

Chegou a hora de dizermos que já chega de tanta irresponsabilidade e destruição da Escola e da nossa Profissão.

Passa a palavra! Não faltes!

21 comentários:

Anónimo disse...

Vocês estão é mal habituados e bem pagos de mais !

Não passam de um Lobby Corporativo cujo único fito é proteger os vossos interesses e privilégios !

A escola, os alunos, os pais dos alunos, a educação em portugal não vos interessam para nada ! Para vocês só contam VOCÊS !

Foi preciso a ministra interver para que o vosso absentismo se reduzisse em 50% !

Eu, enquanto português contribuinte e que já tive o azar de passar pelas vossas mãos, venho aqui de propósito dar o meu inteiro apoio à MINISTRA DA EDUCAÇÃO e às medidas que ela está a tomar de forma a RESPONSABILIZÁ-OS, A AVALIÁ-LOS, e a OBRIGÁ-LOS A TRABALHAR !

A vossa exigência de demissão da ministra é, para além de um acto arrogante de CLASSE CORPORATIVA, um insulto a todos os portugueses que votaram e que labutam por metade do vosso ordenado e um décimo dos vosos privilégios !

A VERDADE ACIMA DE TUDO disse...

Sr.Lino José!
Concerteza que não sabe do que fala.Se o Sr. considera que premiar os alunos incumpridores com legislação que lhes permite ter sucesso escolar,premiar alunos faltosos,com legislação que lhes permite ter sucesso escolar.Desculpe,mas estamos a falar também de deseducar com este sistema,além das falsas estatísticas de sucesso escolar e taxas de abandono escolar.Permitir que estes alunos prevaricadores avaliem um professor,estamos a falar de quê?Informe-se devidamente para não falar ou emitir pareceres que estão descontextualizados da verdadeira catástrofe que se avizinha.
Está em causa também o futuro da educação das novas gerações.
O Sr. quer alunos com certificados de habilitações ou quer alunos com boa formação educativa e com avaliações reais?

Anónimo disse...

O que faz falta ao Sr. Lino José é, em vez de "nos passar pela mão" passar para o lá de cá da barricada! Para além disso ainda seria bom saber se este senhor, na sua profissão (se é que a tem) também está sujeito a esta avaliação inquisitória que a nós PROFESSORES estamos a ser sujeitos!

Anónimo disse...

Primeiro fala em absentismo dos professores e do nosso "incumprimento" relativamente às nossas funções e agora já está a falar da certificação de competências que os alunos (não) possuem???

Talvez seja melhor orientar os seus comentários numa só direcção!

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu último comentário: pensei estar a responder ao Sr. Lino José!
As minhas desculpas a todos!

Anónimo disse...

Esse senhor Lino José espalha o seu ódio e ignorância em mais blogues. A fazer o frete ao partido de certeza.
Já agora, qual é a sua profissão?

Anónimo disse...

Temos uma ministra apoaida por indivíduos mal formados em educação e outros, porque cada vez se fala mais em ensino esquecendo a educação... assim não vamos lá, esta ministra é apenas mais uma analfabeta funcional que não percebe nada de educação. Logo temos que a ver na RTP1, com todo tempo ddo mundo para defender e enganar o povo, precisamos de um novo Buiça... Viva a democracia participada abaixo a censura do governo do Sócrates...

Anónimo disse...

Sr Lino,
Não somos bem pagos, demais. Informe-se. E, vá lá, deixe-se de invejas que isso é feio!
O sr tem filhos? Quer que eles saiam da escola sem saber nada? Pois a mim parece-me que é o que este ME pretende...
Lembra-se da sondagem (Portugal, Europa, Mundo) que considerou os professores, a classe em quem os cidadãos mais confiam, enquanto os políticos eram os que recolhiam menor confiança?
Aparentemente já escolheu o seu lado. Que seja feliz.
Eu passei pela escola fascista e pela universidade, em ditadura e em democracia, e o que posso dizer-lhe é que tive bons e maus professores. A realidade hoje não é muito diferente, mas asseguro-lhe que ser professor hoje é incomparavelmente mais difícil do que antes e imediatamente após o 25 de Abril. Porquê? Entre imensas outras razões, porque grande parte das famílias se demitiu da sua sagrada missão de educar os filhos. Os profes estão sozinhos, e para agravar isto, têm ainda uma ministra que mais não faz do que infernizar-lhes o quotidiano.

manuel m

Anónimo disse...

DIA 15 DE MARÇO ÀS 11:00 TODOS OS PROFESSORES COM LENÇO
BRANCO NA MÃO EM FRENTE ÀS CÂMARAS MUNICIPAIS DA SUA RESIDÊNCIA
PARA DESPEDIR ESTA MINISTRA DA EDUCAÇÃO.

VAMOS TORNAR ESTE NO MAIOR ACTO ESPALHADO POR PORTUGAL.

15 DE MARÇO ÀS 11:00 TODOS OS PROFESSORES !!!

A NOSSA MAIOR SATISFAÇÃO É QUE ESTA MINISTRA AMANHÃ DEIXA DE
SER MINISTRA E NÓS AMANHÃ PROFESSORES CONTINUAREMOS.

PASSA A PALAVRA A TODOS OS PROFESSORES !!!!

Anónimo disse...

Ao que parece logo vai haver show televisivo na televisão estatal, ou será do governo? Como é bom de se ver não irei perder tempo a ver mais uma propaganda do governo e de sindicatos que nos dizem defender mas que mais não fazem do que encapotar as políticas reaccionárias e repressivas deste governo ou não fossem eles pagos pelo mesmo estado. tenho participado em manifestações espontãneas mas não o farei em em organizações de sindicatos ou partidos e acho muito estranho que na altura em que as mansifestações espontãneas estão a asurgir um pouco por todo o lado surga este programa agora. Pela primeira vez o Governo está a tremer pois sabe que somos cidadãos desvinculados de partidos ou organizações sindicais e os sindicatos temem perder o comboio e os seus tachos... daí o show de logo á noite.
Deviamos era partir tudo e em especial a cabeça destes governantes e dos partidos políticos que tem afundado este país.

Anónimo disse...

Cheira-me que o Sr Lino José... Sr.???? será esse o seu nome???para gostar tanto desta politica é porque deve ter sido daqueles cabulas que passaram pelo banco da escola e achava que os profs eram uma cambada de chatos que só o atormentavam. mas enfim nem todos pudemos gostar do mesmo. talvez com estas politicas o Sr Lino José daqui a 10 anos quando precisar de 1 medico e o Sr se queixe de uma dor no braço o medico lhe corte a perna afirmando que foi assim q estudou...

Anónimo disse...

Q pena as balas de timor não existirem em Portugal...

Anónimo disse...

O Sr(?) Lino José da maneira que fala deve ter tirado a "licenciatura" na mesma escola do outro José, o socas, ou então nas novas oportunidades...

Anónimo disse...

Não me parece boa ideia aquela de os professores se juntarem próximo das Câmara Municipal no dia 15 às 11 horas. Assim, nunca serão muitos junta a cada Câmara.
Parece-me melhor ideia fazer "ajuntamentos" na capaital de distrito numa praça central, tal como foi feito no dia 23 no Porto. Assim terá impacto. De outro modo passará sem se notar ...

Anónimo disse...

11 horas?

Mas a essa hora não têm aulas????
Ou vão faltar às aulas para andar em manifs tipo miúdos do secundário?

Anónimo disse...

Viva,

A Criação de um Director Todo Poderoso é a Forma do Governo Controlar e Manipular a Educação através do seu Fantoche com a Ajuda das Autarquias Reforçando o Condicionamento Repressivo!!!

Educação não é Memorização, nem Memorização é Sinal de Inteligência porque senão os Computadores são do mais Inteligente que Há....

Porque é que a Educação não fica a Cargo dos seus Profissionais??? Os Professores é que Devem Decidir Relativamente à Educação!!!

Numa estrutura Hierárquica, na Obrigação e Obediência, não Existe Respeito nem Liberdade nem Justiça!!!

Deviam era Avaliar os Políticos que são falsos, mentirosos e Traidores, que tal Demitir os Governos que não Cumprem Promessas Eleitorais?!?!?!

Existem coisas que não fazem sentido, são completamente irracionais.

A primeira é a seguinte: Democracia é por definição o governo do povo, pelo povo, para o povo, assim sendo, a democracia em Portugal é uma Ilusão, mas se assim é quem manda é o Povo e não o Governo por isso não é a Ministra da Educação e os amiguinhos que Decidem mas sim Nós!

O Povo é que manda no Governo ou então existe falta de respeito, abuso de poder, ditadura, escravatura!

Outra coisa que não faz sentido é a seguinte: o Estado supostamente devia ser o orgão mais rico de um país, sendo que recebe dinheiro de todos, quer dos individuos quer das entidades colectivas, no entanto para além de n ter praticamente iniciativas que gerem rendimentos funcionando como um parasita, pega no dinheiro público e gasta a pagar a entidades privadas por serviços que o próprio estado podia fazer.

Porque é que não existem empresas ou melhor ainda, cooperativas de construção civil quando o estado gasta centenas de milhões de dinheiro público nessa area?

O que o Estado faz é tirar a todos para dar a alguns.......................

Outra coisa que não faz sentido é a seguinte: porque é que em vez de um ministério da educação que é gerido politicamente e defende interesses politico-economicos em detrimento dos interesses públicos, não é gerido em assembleia pelas universidades, pelos professores, pelos profissionais activos da àrea, em consenso????

Porque não se elege 1 professor de cada Universidade, de cada escola para fazer parte desse Conselho de Educação sendo que a capacidade veto pertence ao todo dos professores e dos alunos...????

Relativamente à Educação, a principal reforma devia ser no que é a Educação e em como Desenvolve-la.

Educação não é uma Questão de Ensino mas sim de Aprendizagem e na Escola pouco ou nada se Aprende porque Memorização Não é Nem Inteligência nem Educação é Ser Macaquinho de Imitação!!!

A Qualidade da Educação é Péssima porque não Desenvolve a Criatividade nem a Inteligência Obrigando a Memorizar sem Compreender, Não Desenolve a Percepção porque não é preciso Perceber nada para Repetir.... tirando filosofia a maior parte da educação não é educação é encher a cabeça com inutilidades.

Para mais na Obrigação não Existe Respeito e Conhecimento está a Anos Luz da Sabedoria e pouca Sabedoria há nas escolas como tal que era boa ideia ter mais Respeito pelos alunos e em vez de quererem que eles Repitam como os Papagaios o que alguém escreveu, pedirem a sua Perspectiva, a sua Percepção sobre o assunto e avaliarem-na... ai seria como na Filosofia onde se tem que compreender e se pode discordar desde que se fundamente e para fundamentar temos que ter a nossa própria perspectiva sobre o assunto caso contrário vivemos do que os outros dizem e não da nossa experiência.

Depois Educação é também uma Questão de Ética, não de Moral que é fruto da dualidade e objecto de manipulação e condicionamente mas sim Cultivar os Valores, Ideais e Príncipios Comuns a Todos os Humanos, Universais.

Educação devia dar as Ferramentas para Nós Evoluirmos e Evolução não é uma Questão de Sobrevivência mas sim de Consciência, de Saber Ser e Saber Fazer e a Ferramenta que nos Permite Desenvolver a Nossa Consciência Individual e Colectiva é a Meditação no Sentido de Observação, ALerta Relaxado e não no de andar a ver luzinhas.

Não vejo Meditação a Ser Aprendida ou Praticada nas Escolas... Porquê? Inconsciência? Pratiquem Meditação e mais Conscientes Serão...

O Sistema de Governo é Doentio e Corrupto, é Necessário União e Cooperação para que possa haver Evolução.

Todos temos Ideias sobre como as coisas deviam ser se as juntarmos idealizamos um sistema pioneiro e líder a nível mundial.

http://factu.nexo.com

Anónimo disse...

Acabo de ter conhecimento deste blogue e parecue-me que mais do que dos professores revoltados é dos professores amedrontados! Não têm nome? são todos anónimos? Sé aquele que nos insulta tem nome?
Estão sem por cento com vocês mas assim como é que vão enfrentar a ministra?

Anónimo disse...

O problema do nosso ensino, é que muitos dos nossos alunos são filhos de clones do Sr. Lino. É assim que se explica um dos principais problemas da educação: a INDISCIPLINA. É claro que os senhores Linos não sabem orientar os seus filhos.

Anónimo disse...

Tenho por aqui um vizinho com o nome de Lino e nem o 6º ano tem. Fartou-se de roubar as finanças Portuguesas com a empresa dele assim como a segurança social dos empregados. Era vê-lo todos os Domingos em grandes mariscadas e almoçaradas segundo sei recebia o ordenado minimo. 2 bombas automoveis na garagem e casa. Quem foram os profs deste parasita Português??? nunca deviam ter dado o 6º ano..

Anónimo disse...

Duas coisas.
Uma- Deixem de comentar palavras vociferadas por seres irracionais e a transpirar inveja... Não fica bem aos professores baixarem-se para responder e ouvir o que certas criaturas minúsculas apregoam!
Duas - É pena que os cabelos brancos só agora venham para a luta. Agora que descobriram que tb vão ser avaliados e vão ter um titular a observar as suas leccionações... É que quando se tratava apenas de dividir a carreira e "tramar" os mais novos, assobiavem para o lado.
Mais vale tarde do que nunca... A verdade é que a Sra. Ministra teve o condão de unir os professores, esse mérito ninguém lhe tira....

UM ABRAÇO A TODOS E BOA LUTA!
PS:Preparem-se para continuar a luta depois de dia 8 de março!

Anónimo disse...

Continuem, continuem, para que todo o País possa confirmar aquilo de que já se suspeitava, a falta de nível a todos os títulos) dos professores que alinham (e só esses) nesta chuchadeira.
Com os elevados gastos na educação (em percentagem do PIB) e os péssimos resultados obtidos, querem que o desbarato prossiga.....um bocadinho, só um bocadinho, de bom senso não lhes ficava mal!