terça-feira, 20 de maio de 2008

Secretário de Estado aponta para próxima legislatura eventual fusão dos 1º e 2º ciclos

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, apontou hoje para a próxima legislatura a eventual fusão dos 1º e 2º ciclos e defendeu um "razoável consenso" para a concretização desta medida.

"Não me parece que a decisão organizacional de integração do 2º no 1º ciclo possa ter lugar sem haver um razoável consenso", disse à Agência Lusa Valter Lemos, no final da cerimónia de encerramento do seminário do Conselho Nacional de Educação "Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos", adiantando que a alteração "não" vai acontecer nesta legislatura e não consta do programa do Governo.

O secretário de Estado reagia à principal conclusão de um estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE), que recomenda a fusão dos 1º e 2º ciclos do ensino básico para acabar com "transições bruscas", com apenas um professor, progressivamente apoiado por outros docentes em pelo menos duas áreas.

Valter Lemos sublinhou que esta "transformação não pode ocorrer no espaço de uma legislatura", tendo em conta que "implica mudanças organizacionais sobre as estruturas da rede de professores e da docência".

"É preciso algum tempo de preparação", disse, acrescentando que o Governo já tomou algumas medidas políticas, como a reorganização da rede escolar e formação de professores, que preparam essa alteração.

CMP.

Lusa/Fim


2 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente estamos num país de "crânios" pensantes, que só sabem o que é uma escola, nos dias de visitas e/ou de pompa e circunstância.
É claro que os alunos vão pagar mais tarde ou mais cedo as decisões dos políticos "rascas" a quem basta essa qualidade para saberem de tudo.
É melhor que tenham vergonha e ouçam os "profissionais" e esses são os professores.

Anónimo disse...

Concordo contigo colega anónimo, estes políticos de tanto pensarem no bem das crianças, acabam por as maltratar na educação. Será que estes seres pensantes não percebem que cada professor tem as suas competências? E que um professor do 1º ciclo tem competência para leccionar a monodocência do 1º ciclo e mais ninguém o pode substituir? Enquanto o 2º ciclo contempla diversas disciplinas de carácter específico, com professores especializados nessas matérias... É claro, que um só professor nestes dois ciclos (?) é quase incomportável (digo eu) já que é impensável alguém abarcar tão vasta diversidade de conhecimentos e competêmcias específicos...
O trio maravilha do ME fazendo a destruição da escola pública a passos largos, qualquer dia não sobra nada.
Os pais falam sobre educação, o CNE chegou aà brilhante conclusão que as criancinhas são beneficiadas com a fusão dos dois ciclos de ensino, e mais tarde também será incluído o 3º ciclo...
Com esta pulítica economicista já viram quantos professores vão ficar no desemprego??