domingo, 30 de novembro de 2008

31 processos disciplinares numa semana. Como um grupo de delinquentes destrói o ambiente de uma escola

A agressão a soco e pontapé de um aluno de 16 anos à professora de 50 anos, na escola 2/3 de Jovim, em Gondomar, foi, no entender da vítima, o "culminar" de um clima de grande tensão que se vive naquela estabelecimento de ensino. A docente alerta para o facto de, numa só semana, terem sido registados 31 processos disciplinares, dos quais oito culminaram em repreensões e os restantes em suspensão dos estudantes. "Actualmente, não se pode dizer nada aos alunos que eles não acatam qualquer observação. Principalmente os dos Cursos de Educação e Formação que se sentem impunes. São formandos e têm um contrato com a escola. O seu regime especial, em que não têm faltas nem reprovam, gera um sentimento de impunidade", salientou a professora Artemisa Coimbra, agredida anteontem à porta do Conselho Executivo. Nem todos os processos disciplinares são, no entanto, com alunos dos Cursos de Educação e Formação. A professora afirmou que, ainda assim, a desresponsabilização se alastra à restante comunidade escolar.


Comentário
1. Uma escola de dimensões médias, frequentada por alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de idade, com 31 processos disciplinares numa semana é um caso de polícia.
2. Uma escola onde uma professora é agredida a soco e a pontapé à porta do gabinete do Conselho Executivo é uma caso de polícia.
3. Se todas as professoras agredidas por alunos dessem a cara como fez a colega Artemisa Coimbra, talvez o presidente da república quebrasse o silêncio comprometedor. Um aplauso e toda a solidariedade para a professora Artemisa Coimbra.
4. É evidente que a escola EB 2,3 de Jovim está refém de um grupo de delinquentes. Um grupo de delinquentes que não deviam estar na escola, mas sim num colégio de portas fechadas que os sujeitasse a um processo de reeducação que integrasse:
i. Acordar todos os dias às 7:00 com marcha na parada durante 30 minutos.
ii. Pequeno-almoço colectivo às 8:00.
iii. Aulas das 8:00 às 13:00, em uniforme.
iv. Almoço colectivo às 13:00
v. Trabalhos de limpeza nos dormitórios, na cozinha e nas casas de banho das 14:00 às 16:00
vi. Lanche colectivo às 16:30
vi. Trabalhos nas oficinas da instituição (carpintaria, electricidade e mecânica, entre outras actividades) das 17:00 às 19:00
vii. Jantar colectivo às 19:30
viii. Sala de estudo, em uniforme, com apoios tutoriais, das 20:00 às 22:00
ix. Recolher aos dormitórios às 22:00

http://www.profblog.org/2008/11/31-processos-disciplinares-numa-semana.html

1 comentário:

AB disse...

Gostava de saber se esses alunos, menores, têm algum processo ao abrigo da Lei Tutelar Educativa!
Quais os procediemntos adoptados pela escola em função do tipo de comportamento desses alunos.
Têm que ser responsabilizados pelos seus actos, ou quem os representa. A partir dos 12 anos de idade, os seus actos são contemplados pela Lei Tutelar Educativa e os menores estão sugeitos a sanções, "penas", decretadas pelo tribunal.
É preciso também estar atento e fazer uso da Lei.

AB (professora)