sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Caros colegas,
É com enorme prazer que vos envio este mail a relatar o que se passou na minha escola (Secundária de Ponte de Lima), ontem, dia 20 de Novembro de 2008.
No final das reuniões de departamento (onde soubemos que o Pedagógico subscreveu a moção assinada por 164 dos 169 docentes, pedindo a suspensão do processo de avaliação) houve uma reunião geral de professores (RGP) para se debater o tema da avaliação e do ECD. A adesão foi grande e a reunião contou com a presença da quase totalidade dos professores da escola. Foi com enorme orgulho que soubemos que nenhum colega havia entregue os objectivos individuais (a data de entrega era 15 de Novembro) nem tão pouco acedido à malfadada aplicação da DGRHE. Entretanto, documentos como o Projecto Educativo e Regulamento Interno, terão que ser revistos graças ao famoso despacho dominical da sra. ministra, pelo que logo que estejam aprovados é possível que surjam novos prazos para a entrega dos OI's. Ficou assente marcar uma nova RGP logo que isso aconteça para tentarmos tomar uma posição comum. Avaliadores e Avaliados estão do mesmo lado e todos entendemos que a união faz a força.
Relativamente à greve geral de dia 3 de Dezembro, após algum debate (pois o $$$ faz falta a toda a gente mas este mês até recebemos o subs. de férias), os presentes, UNANIMEMENTE, afirmaram que irão fazer greve, mas mais do que isso, pretendemos ir todos à escola nesse dia e ficar do lado de fora do portão. Será lindo, os alunos lá dentro e os professores cá fora!!!! Pretendemos contactar as restantes escolas do concelho, no sentido de também eles tomarem a mesma posição, fazerem maioritariamente (ou TOTALMENTE) greve e irem à escola nesse dia. Pretendemos depois, marchar até ao centro da vila onde supostamente encontraremos os colegas das restantes escolas concelhias e manifestarmo-nos TODOS contra esta política educativa.
E é nesse sentido que vos envio este email, para que divulguem e tentem mobilizar os colegas das vossas escolas e de escolas vizinhas a fazerem o mesmo que nós pretendemos fazer!!! Seria lindo, algo inédito, se no país, num dia de greve (onde muitas vezes, para não dizer todas, optamos por ficar em casa) nos mais variados concelhos do país, as escolas fechassem pois todos tinhamos aderido à greve, e todos em conjunto marchassemos para o centro dos concelhos!!!
Vamos contactar a PSP, a Câmara Municipal e o Governo Civil a informar a nossa intenção (pois julgo ser necessário avisar as autoridades), tal como os orgãos da comunicação social para divulgarem o evento.
A concretizar-se pelo país fora, esta acção seria a machadada final no triunvirato da 5 de Outubro. Mobilizem-se e façam o mesmo.
Torno a reafirmar que a união faz a força e estamos mais unidos que nunca. Unidos venceremos esta equipa ministerial que tão mal tem feito ao ensino.
Antes desta grande acção, pretendemos aderir de igual forma ao protesto de dia 25 de Novembro, uns em Viana, às 19h, outros em Braga, às 21h, onde manifestaremos o nosso desgrado e a nossa união. Façam o mesmo no vosso distrito, na vossa região!!!

Recebido por e-mail

Sem comentários: