segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ministra da Educação Recusa Prós e Contras de hoje à noite!


As duas grandes federações sindicais de professores, Fenprof e FNE,rejeitam qualquer hipótese de ser estabelecido um novo memorando deentendimento com o Governo para a avaliação de desempenho dos docentesneste ano lectivo.
Durante o dia de ontem, entre os movimentos independentes e osdiversos blogues de docentes, foi lançado o alerta: estaria na forjaum novo acordo, depois das alterações propostas pelo Executivo asemana passada e de Mário Nogueira ter anunciado que iria propor àministra uma solução de avaliação transitória para este ano lectivo.
Mas o líder da Fenprof coloca de parte um acordo e reitera que asuspensão do actual modelo é um pressuposto de base. "Não está a serforjado nenhum memorando de entendimento. Não há espaço para soluçõesintermédias, a única saída é a suspensão do actual modelo", garantiu.
Os sindicatos, que se reúnem sexta-feira com a ministra Maria deLurdes Rodrigues, vão levar propostas. "Vamos propor a suspensão e umasolução transitória para este ano lectivo que seja simples, seminúmeras reuniões e burocracia, que beba na experiência dosprocedimentos de avaliação que já existiram", explicou o responsávelda Fenprof. Para Mário Nogueira, o modelo só se aplicaria aosprofessores para os quais a avaliação deste ano fosse imprescindível,nomeadamente os que estão em vias de subir de escalão.
João Dias da Silva, da FNE, está em sintonia com Nogueira. "Omemorando de Abril foi estabelecido sobre uma simplificação do modelodo Ministério e esta solução é diferente pois pressupõe a suspensão doactual modelo. Como não queremos que se caia no vazio vamos propor umasolução de emergência para resolver o problema deste ano lectivo". Os dois dirigentes insistem que o litígio com o Governo só cessará com arevogação do Estatuto da Carreira Docente e o fim das quotas paraobtenção das notas máximas.
MINISTRA RECUSA 'PRÓS E CONTRAS'
A ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues recusou participar noprograma 'Prós e Contras' desta noite, na RTP 1. Em representação doGoverno estará presente o secretário de Estado e da Educação JorgePedreira, revelou ao CM a jornalista Fátima Campos Ferreira, frisandoque "a ministra foi convidada mas recusou". Pedreira deverá ter ao seulado Júlio Pedrosa, presidente do Conselho Nacional de Educação.
No outro painel, estarão Mário Nogueira, líder da Fenprof e porta-vozda plataforma sindical de professores, e Rosário Gama, presidente doConselho Executivo da escola Infanta Dona Maria, em Coimbra, a melhorescola pública dos rankings. Dos movimentos independentes, comparecemMário Machaqueiro (APEDE) e Ilídio Trindade (MUP) bem como outrosdocentes.

Fonte:http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E&contentid=7C9E0D53-10C5-4A2D-9D0A-26156DCB4757

1 comentário:

Ricardo disse...

Por favor, ajudem-nos...

No dia 20 de Novembro de 2008 pelas 17h 30m, na Escola E. B. 1,2,3 de Loureiro, Oliveira de Azeméis, os Professores Coordenadores/Avaliadores foram impedidos de participar num Plenário de Professores para discutir a suspensão do actual modelo de avaliação dos docentes, sob ameaça de serem alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho Executivo (Senhora Presidente Dr.ª Isabel Terra).

VIVEMOS NUMA DITADURA…

Colegas por favor divulgar…