segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ministério diz que sindicatos «perderam credibilidade como parceiros»

O secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, afirmou hoje que os sindicatos de professores «perderam credibilidade como parceiros» nos processos de negociação, alegando que quebraram o memorando de entendimento que em Abril assinaram com a tutela.

«Ou os sindicatos entendem fazer um sindicalismo de concertação e negociação, honrando os memorandos e acordos que assinam, ou entendem fazer um sindicalismo de rua e de oposição e então não têm credibilidade. Neste momento, perderam a credibilidade como parceiros porque a partir de agora não poderemos ter a certeza de que cumprem a sua palavra», disse à Lusa o secretário de Estado.

Os sindicatos consideraram hoje que o Ministério da Educação (ME) não cumpriu alguns aspectos do memorando de entendimento assinado há sete meses, nomeadamente no que diz respeito aos horários de trabalho.

Em resposta, Jorge Pedreira acusa a plataforma sindical de utilizar «desculpas de mau pagador» para justificar o rompimento daquele documento, garantindo que o ME «tem cumprido escrupulosamente» o que foi acordado.

«Relativamente à comissão paritária, os sindicatos até hoje nunca reclamaram de nada e só agora é que vêm dizer que têm queixas no que diz respeito ao seu funcionamento. São só desculpas de mau pagador», acusou.

Em declarações à Lusa, o responsável também não poupou críticas aos partidos da oposição, que exigiram uma mudança da política seguida pelo ME nesta matéria, acusando-os de «mero oportunismo político e populismo».

Lusa/SOL


Sem comentários: