quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Escola de referência com mais de 100 substituições em Outubro

Os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, considerada a melhor entre as escolas públicas, nos dois últimos anos, lamentam o número elevado de substituições registados no início do ano lectivo.

O caso foi denunciado na semana passada pelo conselho executivo da instituição e, esta quinta-feira, os pais e encarregados de educação vão voltar à carga para tentar salvar aquela escola de referência.

Isabel Caldeira, presidente da Associação de Pais da Escola Infanta D. Maria, disse à TSF que, só no mês de Outubro, tiveram lugar «mais de 100 substituições», numa escola com pouco mais de 100 docentes.

Para a responsável, tantas substituições resultam em «sobrecarga e cansaço prematuro» entre o corpo docente, para além de um «acréscimo de trabalho burocrático» necessário para implementar o sistema de gestão e a avaliação de desempenho dos professores.

Isabel Caldeira contestou ainda a «morosidade enorme» na substituição dos professores que optam pela reforma, considerando esta situação «insuportável».

Na opinião da presidente da Associação de Pais, estes casos estão a baixar o nível de qualidade da escola. «Queremos manifestar-mos para não perdermos uma escola que prometia qualidade», frisou.

Sem comentários: