terça-feira, 15 de abril de 2008

Braga voltou à rua e sorriu cansada

Hoje. Dia 14 de Abril. Pela segunda vez, em Braga. A partir das 21:00. Foram chegando. Desta vez mais cabisbaixos. Mais receosos. Apareceria alguém? E quantos? Os bastantes para continuar a ter força e respirar esperança? Um número digno? Houve de novo abraços. Mais vagarosos. Menos palavras. De novo sorrisos. Cansados. Alguns quase tristes. A mesma afectividade da primeira vez. E sempre a mesma pergunta: quantos estarão aqui? E lá se ouvia uma e outra voz mentindo. Muitos.

A praça foi-se compondo. Às dez horas respirou-se de alívio. Afinal, estavam mesmo muitos. Não tinha havido grande mobilização. As pessoas gastaram-se na espera do "entendimento" entre os sindicatos e o ministério. E o entendimento, nem de propósito, apanhou-os fora da escola, no fim de semana. Só hoje é que se avançou no contacto um a um. E havia aquela coisa nada bem digerida do tal "acordo" que, afinal não é. E os de longe, hoje não vieram. Mas, afinal, mesmo assim eram muitos. Uns 1500 professores. Contas por defeito. Um sucesso, dadas as circunstâncias. Os professores de Braga continuam de pé. Cansados. Mas de pé. E sem vontade de se venderem por trinta dinheiros.

Ouviam-se queixas. Ouviam-se dúvidas. Faziam-se perguntas a que não se sabia ou não se queria responder. Depois houve discurso. Oficial. Com aparelhagem a ampliar o som. Ao contrário da primeira vez. Os professores foram ouvindo. E bateram palmas uma e outra vez. Nunca quando se "explicava" o "acordo", que, afinal, não é; sempre que ao de leve, e numa perspectiva longínqua e desresponsabilizante, se falava nos verdadeiros motivos da queixa e da mágoa que os professores guardam no peito.

Rostos preocupados. Rostos interrogativos. Pessoas a quererem crer. Ainda. Pessoas conscientes que fizeram tudo. Que deram tudo. Física e psicologicamente. Em nome duma causa justa: a dignidade, o respeito, a Educação pública, a justiça, a democracia, a solidadariedade. Mas que começam a duvidar ao ouvirem cantos de vitória no acessório, sem que se enfatize o essencial. E o essencial é a revisão urgente do Estatudo da Carreira Docente; o essencial é o anulamento daquele concurso injusto e ilógico para "titular"; o essencial é rever o Estatudo "anormal" e irresponsável do Aluno; o essencial é a exigência de um modelo de Gestão Escolar, que não ofenda a democracia e que não deixe "partidarizar" as escolas; o essencial é a rejeição do iníquo modelo de avaliação proposto, e não a sua aplicação "suave" durante dois meses.

Dadas as circunstâncias, foi muito bom ver mais de 1500 professores sairem à rua em Braga. E foi muito bom ver que ainda não desistiram. E que mostraram a todos - até aos sindicatos -, que não será pela parte deles que o barco se afunda.

Que os sindicatos cumpram a sua função. Mas que não se iludam com pequenos pedaços de toucinho "estragado". Os professores, esses não se iludirão.

Obrigado, colegas de Braga.

É sempre bom estar entre gente.
Gente cansada.
Gente magoada.
Mas gente que é gente, e que segue em frente.

António Mota

Escola Secundária D. Maria II, Braga

5 comentários:

Anónimo disse...

Solicito a quem de direito que elabore e coloque a circular, logo que possível, uma petição dirigida à Plataforma Sindical com o objectivo de protelar a assinatura do Memorando de entendimento entre os sindicatos de educação e o Ministério da Educação por um período de 60 dias, a fim de o mesmo ser devidamente discutido em sessões de trabalho em cada escola e ser objecto de recomendações por parte do corpo docente, a fim de se chegar a um consenso o mais alargado possível e manter a unidade dos professores face à política seguida pelo Ministério da Educação, isto porque o dia de hoje não foi suficiente para que todo o corpo docente do país pudesse estar presente nas reuniões.
Parece-me ser esta a melhor via a seguir por todos, uma vez que é a mais consensual possível neste momento e não põe em causa dito Memorando de Entendimento. Assim, todos sairíamos a ganhar e o papel da Plataforma Sindical ficaria muito mais fortalecido com a unidade de todos os professores.
Façam chegar também este pedido por correio electrónico à Plataforma Sindical.

Anónimo disse...

A comunicação social também deve estar cansada porque nem tugiu nem mugiu acerca dos protestos. Para eles, parece que já foi chão que deu uva...

Anónimo disse...

Para mim hoje foi "o Dia de Luto". Foi aceite a moção, no plenário. Sinto que me vendi e para trás, deixei tudo pelo qual tanto lutei. Não condeno de todo os sindicatos, condeno a ignorância e o comodismo daqueles que nela votaram sem a entenderam, condeno a aceitação deste modelo de avaliação, nem que por um ano, condeno e lamento muito mais tudo aquilo a que nos submetemos... onde está a vitória? qual o mêrito? Será que sabem?Enviarei sim aos sindicatos o meu parecer sobre esta moção pré- concebida,apressadamente votada, nada esclarecida e pouco debatida.Algumas escolas estiveram em reunião das 8h30 às 16h para esclarecerem o objectivo da aprovação desta moção.Porque será que na escola de Ribeirão foi dada a informação que não poderia a mesma ser prolongada pela tarde? Porque não foi debatida e esclarecida esta moção? Porque foi a mesma apresentada como de aceitação obrigatóia? Porque houve tão pouca informação? Para mim ....Deixo aqui a indicação das escolas que mantiveram a dignidade perante esta aprovação, que me desculpem a fraqueza, que se orgulhem da sua tomada de posição....
LM

Escolas que rejeitaram o Memorando de Entendimento:( ALGUMAS)


Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda (Santa Clara)
Agrupamento de Escolas da Batalha
Agrupamento de Escolas da Ericeira
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas de Alvaiázere
Agrupamento de Escolas de Amares
Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria
Agrupamento de Escolas de Ovar
Agrupamento de Escolas de São Bruno, Caxias
Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras
Agrupamento de Escolas de Taveiro, Coimbra
Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, Leiria
Agrupamento de Escolas José Saraiva, Leiria
Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, Fafe
Agrupamento Vertical de Escolas de Ponte da Barca
Agrupamento Vertical de Escolas Vale de Milhaços
Escola da Margem Sul, Margem Sul ?
Escola EB 2.3 da Caranguejeira, Leiria
Escola EB 2.3 de Bocage, Setúbal
Escola EB 2.3 de Nisa
Escola EB 2.3 de Nogueira, Braga
Escola EB 2.3 de Penedono
Escola EB 2.3 Álvaro Velho, Lavradio
Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo
Escola EB 2.3/S de Maceira, Leiria
Escola Sec./3 Artur Gonçalves,Torres Novas
Escola Sec./3 de Latino Coelho, Lamego
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
Escola Secundária Clara de Resende, Porto
Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde
Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça
Escola Secundária D. Maria II, Braga
Escola Secundária D. Martinho de Castelo Branco, Portimão
Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso
Escola Secundária de Arganil
Escola Secundária dos Casquilhos - Barreiro
Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
Escola Secundária de Lousada, Porto
Escola Secundária de Olhão
Escola Secundária de Palmela
Escola Secundária de S. Pedro, Vila Real
Escola Secundária de Santa Maria, Sintra
Escola Secundária de Vagos, Aveiro
Escola Secundária do Entroncamento
Escola Secundária Dr. João Araújo Correia, Régua
Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra
Escola Secundária Madeira Torres, Torres Vedras

Escola Secundária Maximinos, Braga
Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande
Escola Secundária São Pedro, Vila Real
Escola EB 2,3, O magriço, Penedono
EB 2/3 Frei Bartolomeu - Viana do Castelo-
Agrupamento Vertical de Escolas de Ponte da Barca -Manuel dos Reis
Agrupamento Vertical de Escolas Vale de Milhaços
Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde
Escola EB2,3/S Monte da Ola - Viana do Castelo
Agrupamento de Escolas de Monte da Ola - Viana do Castelo.
Escola Secundária de Barcelos
O Agrupamento de Escolas da Freixianda também rejeitou o memorando.
Escola E.B. 2,3 de Caldas das Taipas (Guimarães).
Escola E.B. D. Maria II - Vila Nova de FAMALICÃO

Anónimo disse...

Bem haja, Braga (Augusta!). Que o vosso rastilho prolifere, se espalhe! Urge lançar um abaixo-assinado dos 100.000 contra este acordo de "verdadeiros cavalheiros" e pela "simplificada" para todos os professores em 2008/2009.

Anónimo disse...

A contagem a favor do entendimento não corresponde à verdade. Não pode!!!