sábado, 12 de abril de 2008

O que se segue...

O recuo do ME permitiu esta pequena vitória obtida pela união dos professores e a Plataforma dos Sindicatos.

Queremos ver o decreto publicado para que aqueles que se adiantaram a todo o processo, reflictam e percebam que a escovagem e a imposição nunca se revelaram boas práticas.

Chegou o momento de lutar pela alteração de outros pontos:
  • Decreto Regulamentar n.º 2/2008
  • ECD
  • Nova lei de Gestão escolar

19 comentários:

Anónimo disse...

Desde que ninguém se esqueça que isto foi tudo politica!!!! Nem sei bem se podemos chamar a isto uma vitória!!!! Eles pensam em tudo!!!!
M*

Anónimo disse...

Para quem pedia a demissão da ministra,e que estava indisponível para continuar a negociar com ela,como disse Mário Nogueira no dia da manifestação,esta foi uma grande vitória.A ministra lá continua e a avaliação simplificada já tinha sido adiantada por ela antes destas últimas reuniões.

Anónimo disse...

Vitória?

Não nos podemos esquecer que o mais importante, de facto, ficou aprovado e está pronto para ser implementado e para ser posto em prática pelo Governo/ME/Escolas em qualquer altura que lhes seja oportuna...de todos os pontos de vista!

Não nos esqueçamos que estamos a atravessar um período de crise económica, que muito provavelmente se irá agravar e que o período eleitoral que se avizinha ainda lhes está com um clima favorável...
Isto é que é uma realidade!!!

De facto já tinha previsto situação idêntica, que era a equipa da 5 de Outubro sair por não ter condições de governabilidade e de diálogo com o pessoal docente e não docente das Escolas e quem se lhes seguisse lançaria uma "migalhas"...e calaria e abafaria as vozes de descontentamento generalizado...
E isto está a acontecer...!

Só que a situação ainda se tornou mais caricata que é a propria equipa a manter-se, a própria equipa a ceder e os sindicatos da plataforma a aceitar sem que os principais diplomas tenham sido revogados...!
Isto é vitória?

Mas que contrapartida tivemos nós professores, aqueles que estão no terreno,no dia a dia nas escolas, no dia a dia nas salas de aula, se todos os oito pontos da agenda inicial foram certamente satisfeitos...e não eram na sua maioria para melhorar as nossas condições que tanto se foram degradando nos 3 últimos anos....!
Isto é vitória?

Nomeadamente aprovar certas regalias para os mais dóceis e servis e todas aquelas situações de excepções para os "amigos" e "boys" do ME que estão a exercer cagos de outra natureza...
Isto é vitória?

Quem está no terrreno a dar aulas, cada vez tem menos condições...!

Por exemplo, porque não se defendeu o cumprimento das trinta e cinco horas nas escolas com todas as condições?? Aqui é que eu queria ver onde estavam as Escolas com condições para nós exercermos a nossa profissão com digindade.
Isto é que é uma realidade..!

E agora toca a desmobilizar e quando for necessaário logo nos vêm informar e esclarecer nas Escolas!!
Sou sindicalizado há cerca de 29 anos!
Isto é que é vitória?

Anónimo disse...

A 'Sinistra' da Educação vai estar em Setúbal, 3ª Feira dia 15 de Abril, de manhã, na Escola Lima de Freitas (VIso).


Merece uma boa recepção.


De luta claro.....


A luta deve continuar.

Pela a alteração mais importante que é no ECD

Teodora disse...

Nada mudou, apenas adiaram a resolução dos problemas de base: o modelo de avaliação, o estatuto do aluno, estatuto da carreira docente, modelo de gestão etc.

Isto é uma retirada estratégica desta ministra. Quer que a opinião pública pense que ela esteve disponível ao diálogo, cedeu em algumas matérias, ouviu os sindicatos...

Assim, passará a ideia que afinal ela está sempre disponível e que os professores não querem é ser avaliados.

Está tudo na mesma ou mesmo pior! Continuamos na estaca zero!

No próximo ano lectivo a proposta continua a ser aquele modelo tolo retirado do Chile!

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo com os comentários anteriores, eu que "postei" o 3º.

Mas e agora...??

As 2ª. feiras de protesto vão ou não continuar??

No 25 de Abril...Nada???
No 1º de Maio....Nada???

No próximo ano, depois do período experimental, começamos a levar pela "medida grossa"!!!

Mais...!

Outras medidas estão na calha!

Só não foram já implementadas pela nossa adesão em massa no 8 de Março...

Mas e agora repetimos o mesmo erro que o que nos aconteceu aquando da descida da Avenida Liberdade no 5 de Outubro de 2006?

Anónimo disse...

Vitória?
Só se for a da Académica sobre o Benfica!
Mais uma vez enganados pelos sindicatos.

Anónimo disse...

VITÓRIA!
VITÓRIA!
VITÓRIA!
VITÓRIA!

Você disse vitória?

Anónimo disse...

Estou agora a ver o "patrão" do Dr. Mário Nogueira a dar-lhe os parabéns.
Os professores teriam maior credibilidade se arranjassem outros apoderados.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que disse acima a Teodora.

Temos de estar todos unidos e atentos. Os sindicatos não nos estão a representar dignamente.

Na 2ª feira vou estar na Câmara Municipal do Porto,no protesto.
Força companheiros não desistam!
João Santos

Anónimo disse...

Nada de palmadinhas nas costas! Não queremos isso!!!! Eu quero ser avaliada sim, mas por TODOS os anos que já dei ao ensino!!! Não só os que interessam a este governo! E o meu passado? Não existe??? E quero ser avaliado por pessoas capazes e preparadas para tal! Não por um colega.
Estamos a baixar os braços e a ir no joguinho deles! Atenção!!!!
Vamos nos unir todos de novo no dia 25!
M*

Unknown disse...

Estas devem ter sido as negociações mais difíceis de fazer dos últimos tempos em qualquer sector da vida nacional. Quando se fazem negociações e para se chegar a um acordo os dois lados têm que ceder em alguma coisa. A negociação é a arte do possível. Ninguém comprenderia se a plataforma continuasse a insistir na demissão da ministra e não mostrasse disponibilidade para negociar. Para mim o mais importante é retomarem-se negociações e elas poderem continuar em Junho e Julho com objectivos para o próximo ano lectivo. O ME diz que não recuou e nem era de esperar que afirmasse outra coisa - politicamente não pode pronunciar a palavra recuo;a comunicação social é unânime em afirmar que se trata de uma derrota do governo e somos nós professores que o vamos negar? já leram e analisaram demoradamente o documento? NO entanto, a luta não terminou, vamos aproveitar a 3ª feira, dia D, e nas reuniões nas escolas vamos dar a nossa opinião e propor formas de luta.Se não tivessemos lutado andavamos agora de grelhas na mão a correr de sala em sala a assistir às aulas uns dos outros! Vá lá, vamos ter um pouco de bom senso e admitir que ganhámos alguma coisa, caramba!Já agora, a negociação foi feita por uma plataforma de sindicatos com diferentes maneiras de pensar - desde mais à esquerda até mais à direita; o Mario Nogueira foi o porta-voz e o rosto mais visível das negociações e também o ódio de estimação da ministra; mas na plataforma houve que harmonizar diferentes pontos de vista!Não me parce justo atirar lama sobre o Mário Nogueira que há muitos anos tem sido o rosto mais visível da luta dos professores. Não o ouvi criticar quando foi da organização da marcha, pois não?

Anónimo disse...

Não me revejo na acção sindical com base na opinião que já expressei no meu “desabafador” (http://porabocanotrombone.blogspot.com/2008/04/vitria.html)
Espero que os movimentos de profs se mantenham como aconteceu anteriormente, e que na 2ª-F mostrem o seu descontentamento nos protestos convocados.

Anónimo disse...

É claro que esta espécie de vitória foi um rebuçado que a ministra atirou para calar os professores.

E agora? esperamos pacificamente o próximo rebuçado? Não foi isto que reinvindicamos no dia 8 de Março, eu estive lá! Estou profundamente decepcionada...

Na minha escola ne se fala no dia D, o PCE diz que não tem conhecimento de nada. Como vamos fazer?

Professores, não adormeçam, porque a vitória ainda não aconteceu...

Anónimo disse...

A nova lei da Gestão escolar foi aprovada pelo PR na vespera do entendimento entre Ministério e Sindicatos.Não acham que já estão um pouco atrasados para a contestar?

Vítor Ramalho disse...

Enquanto o pau vai e vem folgam as costas.
O problema não foi resolvido, Mas apenas adiado.
Numa semana acabaram com a contestação dos professores e na Anadia.
Tenho a certeza que em qualquer dos casos quem vai ficar a ganhar é o governo.
Por isso concordo com o que muitos aqui escreveram. Baixar os braços nesta altura pode ser o princípio do fim. Os sindicatos mais uma vez estiveram ao serviço do sistema.

Anónimo disse...

Entendimento!!!!!
Eles entenderam-se, mas nós é que somos os 100000.
Não vejo razões para estar contente.
Há escolas q até já tinham o processo mais simplificado do que este que agora acordaram!
Isto cheira-me a golpe...

Anónimo disse...

Mas isto alivia de alguma maneira os professores? O modelo de avaliação mantém-se o mesmo e arranca em força em Setembro, até lá está tudo por fazer: grelhas, fichas, critérios, objectivos, regulamentos... tudo? O que mudou, afinal?

Ah! Mudou uma coisa, fruto, quem sabe, de uma coincidência (in)feliz: o Presidente da República promulgou o novo diploma da Gestão Escolar. E terá sido casual? Ou será que o próprio Cavaco escolheu a data adequada no dia do entendimento?

As ordens seria, adivinho eu: "A senhora assine lá seja o que for na sexta-feira, se quer que eu no mesmo dia assine aqui isto." Combinado, combinado!

O senhor assinou o decreto e a senhora assinou (a contra-gosto, talvez) a cortina de fumo para ninguém refilar. Se não fosse assim, era mais uma algazarra por mais uma chicotada nos professores.

Mas como os sindicatos gritaram vitória (apenas moral, diga-se), abafaram a voz de quem queria gritar que lhe doía.

Anónimo disse...

Olá colegas não nos deixemos enganar! Conjtinuemos a lutar e não nos deixemos enganar como o "Capuchinho Vermelho". Não continuemos a ser inocentes, como temos sido até aqui. Somos educadores, professores que educámos para os valores desta sociedade
Nenhum dos Sindicatos nos está a defender! Isto é apenas "BLuff".
Deveríamos continuar, unir-nos de novo e continuar a lutar! Mas o que é isto?! Somos parvos para que não vejamos: foi acordo sim pmas apenas para o sindicato que não está no terreno e n passa o que o professor passa. Eles apenas defendem o seu "tacho" Não me posso conformar em desistir e fazerem de mim um ser ridicularizado desde o início desta governação que difamou, desencantou e desalentou milhares e milhares de professores. Quem está mais revoltado, colegas? São aqueles que nunca prevaricaram e que estiveram a trabalhar e deram todos estes anos tudo por amor à sua profissão. Foram obrigados e continuam a ser... a defender os caprichos de todos os governantes e suas reformas e agora vem uma plataforma sindical dizer que representa os professores... e o que me admira é existir tantos indivíduos inteligentes a apoiarem! Os professores manifestaram-se mas é a eles que se deve e não ao sindicato que não me defende, porque não passa pela mesma situação que eu, que sempre servi de arma de arremesso. Só eu sei o que estou a passar e que nunca passei, nem tão pouco noutros governos n democratas e inclusivamente a que até no estrangeiro trabalhei mas que sempre fui dignificada.. Acordem amigos professores, antes que sejam aniquilados... Os que dizem que os professores n querem a avaliação usam isso para pôr a opinião pública contra nós. Queremos ser avaliados sim mas é de uma forma iqualitária, por pessoal competente e especializado, "que não se deixe comprar", que seja isento, que use a mesma bitola para todos os professores, tendo sempre em contexto a realidade em que o professor e alunos estão inseridos!