domingo, 13 de abril de 2008

ANP defende criação de normas para estruturar a docência

Associação Nacional de Professores vai propor código ético e deontológico para a profissão
12.04.2008 - 15h52 Lusa
O presidente da Associação Nacional de Professores (ANP) vai propor a elaboração de um código ético e deontológico que regule a profissão, indicando que esse conjunto de normas será "eventualmente uma base para uma Ordem" dos Professores.

"Vamos tomar a iniciativa", sublinhou João Grancho, em Santarém, à margem de um seminário organizado pela secção local da ANP sobre "Mediação de conflitos em contexto escolar", acrescentando que dependerá sempre de uma concordância com o Governo.

João Grancho considera que a instituição deste código, como "quadro de referência", poderia "retirar muita da conflitualidade" entre os professores, referindo a discussão sobre o "estatuto da carreira docente".

"Nós temos vindo a falar na necessidade de uma Ordem dos Professores ou um colégio de professores que, de certa forma, viesse a induzir a criação deste órgão ético e deontológico, que seriam dez a 12 normas, que serviriam de quadro de orientação para a regulação da própria profissão", explicou.

Segundo o responsável, noutros países as "ordens assumem-se como órgão de consulta obrigatória para a definição dos cursos de formação" e exercem "poder de regulação" ao exercício da docência. "Um órgão acima e além dos sindicatos e dos governos, é isso que falta", frisou João Grancho, justificando que seria "estruturante para a própria profissão", que tem "responsabilidade e tem de ter uma imagem colectiva".

O presidente da ANP anunciou a apresentação "em breve" de um estudo, que "vai dar nota pública daquilo que é a satisfação dos professores em relação à profissão e também a importâncias que os professores atribuem, ou não, à existência de uma ordem e se é compatível com os sindicatos".

De acordo com João Grancho, no estudo nacional elaborado em 2006, pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional do Instituto Politécnico de Castelo Branco, cerca de 80 por cento dos professores "consideram importante a existência de uma ordem", enquanto 40 por cento afirmou que "se começasse hoje não voltaria a escolher a profissão docente". "Há aqui níveis de insatisfação preocupantes e é necessário dar um sinal que algo pode ser mudado", sublinhou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sindicatos e Ministério da Educação chegaram a acordo

Espero e desejo que os sindicatos proponham um referendo à classe docente do país antes de assinar seja o que for com o Ministério da Educação; a vontade dos sindicatos terá de ser, em primeiro lugar, a vontade da maioria dos docentes do país.

Anónimo disse...

Não chegaram a acordo nenhum, parece-me.
Nisto só o ME pode sorrir ( sinistra fê-lo) pois nada de substantivo saiu da reunião.
Não foi para isto que viemos tantos para a rua!

Anónimo disse...

Não é esta a vontade dos docentes, não foi isto que reinvindicamos na marcha da indignação. Eu contiunuo indignada! Não é possível oo sindicatos terem cedido a esta chantagem!

Uma ORDEM DOS PROFESSORES já!!

Vamos continuar a lutar, porque 25 de Abril sempreeeeeee!!