quarta-feira, 2 de abril de 2008

ME reúne com CEs, pressiona e promete contrapartidas


















Resumo de reunião entre o ME e Conselhos Executivos.
O que o ME prometeu e exigiu!

1. Respeito pelo trabalho já feito pelas escolas.
As escolas prosseguirão o trabalho já iniciado sem nenhum abrandamento ou suspensão. Todos os instrumentos necessários à avaliação serão elaborados até ao final do ano lectivo de 2007/08.

2. Para os docentes dos quadros que não estejam em condições de progredir na carreira :
a)- recolha de elementos objectivos este ano;
b)- possibilidade de fixação de objectivos só no próximo ano lectivo.

3. Para os docentes contratados e docentes em condições de progressão na carreira
a)- modelo simplificado contendo:
- ficha de auto-avaliação
- outros elementos da ficha do conselho executivo(assiduidade e outros) passíveis de ser observados /avaliados

4. Cada escola deve apresentar um Programa de Avaliação com identificação das dificuldades para o cumprimento dos objectivos mínimos que deve ser avaliado e validado pela DGRHE.

5. Legitimação dos avaliadores:
- programa de formação para os intervenientes na avaliação

6. Acompanhamento pelo Conselho Cientifico para a avaliação de profs e pelo CE do modelo para eventuais ajustamentos, no final de 2009, nos limites do previsto no estatuto da carreira docente.

7. Criação grupo de trabalho para o reforço das seguintes condições:
- crédito horário
- condições de horário e remunerações dos Conselhos Executivos e de professores coordenadores de departamento curricular
- concurso de professor titular (7º/8º/9ª)

Comentário meu
O ME continua a apostar na divisão dos professores. Acena com créditos horários e suplementos remuneratórios para os PCEs e Coordenadores de departamento com o objectivo de os tornar mais dóceis e receptivos às exigências e pressões do ME. A serem aceites essas contrapartidas, abrir-se-á ainda mais o fosso entre os professores. As divisões e os conflitos vão aumentar e o ambiente nas escolas vai tornar-se infernal.

http://ramiromarques.blogspot.com/2008/04/me-rene-com-ces-pressiona-e-promete.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Na reuniãao com o Valter Lemos há que tenha resistido!

http://www.sinistraministra.blogspot.com/