terça-feira, 18 de março de 2008

Contratados coagidos a assinarem requerimento a pedirem avaliação de desempenho

Acabei de saber por uma colega indignada que hoje, na sua escola – do concelho de Sintra, foi chamada ao CE, assim como os seus colegas contratados, tendo-lhes sido comunicado que segundo recentes directivas do ME, iriam ser avaliados e que para dar início ao processo, deveriam antes redigir um documento no qual teriam de dizer expressamente "quero"ser avaliado.

Como é óbvio, os colegas nem queriam acreditar e lá foram argumentando como puderam mas nada ...Ordens da tutela às quais temos de obedecer!

Se pensarmos que estamos em período de interrupção escolar e que os professores tem menos capacidade de se juntarem e de discutirem, só nos podemos indignar e denunciar!. A Sra. Ministra vai poder anunciar à comunicação social que o processo de avaliação decorre com toda a normalidade e que até foram os professores que a pediram. Eles estão a sair do armário.

http://ramiromarques.blogspot.com/2008/03/contratados-coagidos-ssinarem.html

4 comentários:

Anónimo disse...

É em momentos como estes que a ajuda do apoio jurídico dos sindicatos é necessária, para poder dizer não fundamentadamente.

manuel m

Anónimo disse...

Escandaloso!!!!

Anónimo disse...

É realmente escandaloso. Mas tudo o que se tem feito é escandaloso.
Contudo contratados estou convosco, porque só quando acontece algo de escandaloso é que se lembram da nossa existência.
Ninguém deveria coagir ninguém para dizer que quer ser avaliado. Até porque a maior parte de nós é contra todo este sistema de avaliação, pois não se coaduna com o objectivo que a educação se propõe. Contudo também não podemos continuar a ouvir que se não formos avaliados poderemos não ver os nossos contratos renovados, no próximo ano lectivo.
Então o que fazer? Recorrer aos Sindicatos?
Sou sindicalizada (com as minhas cotas em dia) e sempre que precisei da ajuda deles fui para o fim da fila, por ser contratada e sempre que os contactei deram-me informações erradas, quando precisava de esclarecimentos relativos à minha situação.
Sou contratada e sei bem o que essa posição ocupa na sociedade educativa.
É com uma tristeza muito grande que comento esta notícia, mas compreendo muito bem os colegas contratados que trabalham nessa escola.

Mariana Silveira

Anónimo disse...

Casos de escolas que suspenderam os procedimentos de avaliação

Na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, foi-me dito que o processo está quase parado, nenhum professor está de acordo com ele e os contratados vão ser classificados pelo CE com critérios definidos pelo próprio CE. Dessa forma, nenhum contratado fica prejudicado.
Entretanto, estas movidas permitiram-me perceber um pouco de como se vive toda esta polémica por algumas escolas dispersas pelo país Por exemplo, numa escola de Olhão, um departamento opôs-se em bloco a este modelo de avaliação. Tomaram esta posição conjuntamente e não cedem ... seguem os bons exemplos claro (o Governo também não cede, por que terão os docentes de ceder?!). Numa outra escola, em São Brás de Alportel, o CE tinha tudo preparado para avançar, com aulas marcadas para assistir e tudo mais ... Pois, ao que me disseram tudo ficou suspenso pois um sindicato prontificou-se a comparecer na escola explicando que, caso avançassem, poderiam ter problemas pois estariam a ir contra a ordem de tribunal em suspender o processo avaliativo. Numa outra escola, em Campo Maior, instalou-se o conflito entre os titulares a os apenas professores ... Os primeiros queriam exigir as planificações de todas as aulas e essa exigência não foi bem aceite.