sábado, 15 de março de 2008

Dois vice-presidentes de escola de Leiria demitem-se devido a ficha de avaliação

14.03.2008 - 12h39 Lusa
Dois vice-presidentes do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Correia Mateus, em Leiria, demitiram-se ontem depois da polémica relativa a uma grelha de avaliação de docentes, disse hoje fonte escolar.

À demissão destes docentes, soma-se a de uma outra vice-presidente, pelo que já há falta de quórum no Conselho Executivo para que este permaneça em funções.

Dos quatro elementos do Conselho Executivo, apenas a presidente, Esperança Barcelos, permanece em funções, uma situação que deverá ficar resolvida durante a próxima semana, com a nomeação de uma comissão provisória.

De acordo com a mesma fonte, foi agendada para segunda-feira uma assembleia de escola que deverá ratificar os pedidos de demissão entregues ontem e ordenar a eleição de novos órgãos.

De acordo com um dos docentes do estabelecimento, esta decisão resulta da "quebra de confiança" que o processo de avaliação gerou no seio do Conselho Executivo.

A polémica teve lugar depois de a presidente do Conselho Executivo ter apresentado uma ficha de avaliação de docentes que tinha um item em que os professores eram avaliados pela forma como verbalizavam a sua satisfação ou insatisfação em relação ao modelo de ensino.

Este documento foi denunciado pelo dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, no debate com José Sócrates, no Parlamento, e foi alvo de censura até da própria ministra da educação.

Após a polémica gerada, Esperança Barcelos decidiu retirar a ficha polémica para evitar "mais questões" e na última reunião do conselho pedagógico, quarta-feira, foi discutida a avaliação mas não foi apresentado qualquer documento alternativo.

Na semana passada, uma das vice-presidentes do agrupamento apresentou a demissão do cargo devido a esta questão.

Na carta de demissão, Sandra Campos demarcou-se da polémica e garantiu que não foi ouvida na "concepção, elaboração e difusão das referidas grelhas", remetendo a responsabilidade para a presidente do conselho executivo e do conselho pedagógico.

Hoje a Agência Lusa tentou obter um comentário junto da ainda presidente do Conselho Executivo, mas, segundo fonte do estabelecimento, Esperança Barcelos não se encontra na escola durante todo o dia.

Sem comentários: