segunda-feira, 24 de março de 2008

Ministra e FECAP em sintonia: o Estatuto do Aluno é bom!

A Ministra da "Educação" (que, finalmente, resolveu falar…) e os pais (representados pela FECAP, Federação Concelhia das Associações de Pais de Porto) estão em perfeita sintonia em matéria de assunção das responsabilidades pela vergonha sucedida na escola secundária de Carolina Michaellis, ou seja, sacodem-nas.

Maria de Lurdes Rodrigues acusa a oposição de oportunismo político e repete uma vez mais, talvez para se convencer a si mesma, que o seu Estatuto do Aluno não desautorizou os professores nem tem nada a ver com o aumento da violência escolar. Acha até que isso é (mais) um problema para as escolas e os professores resolverem.

Os pais/ FECAP, por seu lado, seguindo o exemplo da ministra, lamentam o aproveitamento político da agressão por parte dos sindicatos e criticam a linha SOS Professor, criada para atender professores vítimas de agressão de alunos e pais/ encarregados de "educação" (têm de comer e calar, pelos vistos). Sobre a responsabilidade e o dever que por inteiro lhes cabem na educação dos filhos, que são seus, nada dizem, desculpando-se com "a complexidade dos problemas sociais em que vivemos" que, segundo parece, só os afligem a eles.

Moral da história:
Parece que a Escola e os professores, além de terem de transmitir conhecimentos e competências aos seus alunos, ainda têm de arcar com uma tarefa que compete, em primeiro lugar e no essencial, à família: a educação das crianças e dos jovens. Ainda por cima, as mais das vezes, enfrentando a incompreensão e a má educação de quem verdadeiramente tem essa responsabilidade, os pais. E, pior ainda, sem o necessário apoio do Estado. Não é justo. Assim, não vamos lá!…

Depoimento de professora

Comentário meu:
Em três anos de mandato, nunca se ouviu da boca da ministra da educação um palavra de apoio e apreço aos professores vítimas de bullying e de agressões. Quando o PGR veio defender os professores, a ministra veio a terreiro afirmar "é um problema residual!" Agora, confrontada pelos jornalistas, irrita-se, volta a defender o Estatuto do Aluno e acusa a oposição de oportunismo político. Nem uma palavra de solidariedade! Quem está nas escolas sabe que há agressões verbais e físicas todos os dias e que, na maior parte dos casos, ficam por participar. Os professores agredidos sabem que, regra geral, não há consequências e que, em muitos casos, são ainda acusados de serem os culpados pelos psicólogos escolares. É este caldo de cultura que faz aumentar a violência nas escolas sobre os professores. Um dia vão acontecer casos como os que ocorreram na Escola de Columbine e na Virgínia Tech. Nessa altura, as penitências dos tecnoburocratas e dos psicoterapeutas virão atrasadas.

http://ramiromarques.blogspot.com/2008/03/ministra-e-fecap-em-sintonia-o-estatuto.html

Sem comentários: