terça-feira, 25 de março de 2008

Este modelo de avaliação de desempenho foi inspirado no modelo do Chile

Há muita desinformação sobre a avaliação dos professores.

Diz-se por aí que o modelo de avaliação de desempenho dos professores portugueses é semelhante aos que existem por essa Europa fora. Tal não é verdade. Não existe nenhum país da UE que tenha um modelo de avaliação de desempenho semelhante ao nosso. Regra geral, a avaliação é feita de forma mais espaçada no tempo, não é exigida aos professores que chegaram ao topo da carreira, não tem procedimentos complexos, não exige assistências a aulas aos professores séniores e não envolve tantas fichas e grelhas.

Fiz uma pesquisa sobre o assunto e descobri que o ME se inspirou no modelo de avaliação dos professores do Chile, aprovado no jornal oficial daquele país, em Agosto de 2005.

Vejam aqui.


http://professoresramiromarques.blogspot.com/2008/03/este-modelo-de-avaliao-de-desempenho.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao tera sido tirado da Alemanha nazi?
Ou da Russia sovietica?
Nao me facam rir, de onde quer que tenha sido tirado parece um bom modelo.....e certamente melhor que a fantochada anterior!

Anónimo disse...

Caro anómimo, provavelmente não conhece o anterior. Ou quer dizer, de acordo com o PM e com a Ministra da Educação, nem havia outro!!! Esta é a primeira tentativa de avaliar os mal-formados dos docentes...

Anónimo disse...

O anterior era um processo de avaliacao formativo, umas larachas, umas accoes de formacao (que podiam ser sobre jardinagem ou como assentar azulejos) e todos a subir na carreira, sem parar ate ao topo.....
Do estilo de um exercito que ao fim de uns anos so tinha coroneis ou generais.....e ninguem para combater.
Topas anonimo?
Nao facam de nos estupidos!