sábado, 22 de março de 2008

Extinguir o GAVE e ter estatísticas independentes na Educação

Um dos problemas da nossa Educação é o facto de sistematicamente vermos o Ministério a trabalhar para a estatística. Em parte, este facto é responsável por grande parte da balda que reina nas salas de aula. Os alunos não chumbam por motivos estatísticos, pois isso daria um retrato ainda pior do sistema.

Para que não chumbem, não há exames e também deixou de haver, praticamente, retenções por faltas.

Ao não poderem controlar a progressão dos alunos, através dos instrumentos que tradicionalmente tinham ao seu dispor (castigos não corporais, faltas de castigo, chumbos, etc.), os professores perderam autoridade até ao ponto que vemos no pequeno vídeo que aqui publicamos (Professora brutalizada por tirar telemóvel na aula).

Mas é possível alterar este estado de coisas se o Ministério estiver disposto a extinguir o GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional) e a criar um instituto estatal com autonomia responsável pela avaliação das escolas e professores e pela realização de exames. Se esse instituto tiver a independência que têm, por exemplo, o INE ou o LNEC, então sim, podemos crer que o trabalho do Ministério - seja na gestão das escolas, seja na de programas como o 'Novas Oportunidades' - não visa tão somente a melhoria dos índices estatísticos.

Ao mesmo tempo, isso permitiria aos professores ter mais autonomia e poderem gerir as suas salas de aula do modo que entenderem mais conveniente, uma vez que não estariam obrigados às conveniências do Ministério ou do Governo que ele integra.

É uma proposta e haverá outras. Mas estou convicto de que serviria para uma melhoria do sistema de ensino.

http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/272836

1 comentário:

bixana disse...

Esta foi das poucas propostas com cabeça tronco e membros que vi até agora. E faz todo o sentido, afinal um organismo que se avalia a si proprio, fará sempre tudo por que essa avaliação seja positiva, ainda que duma forma estatísitica...